Como escolher joia de ouro? Qual a diferença entre os ouros? 


Chegou aquele momento especial de trocar alianças com seu\r parceiro e está em dúvida de qual teor de ouro optar? Ou vai comprar aquela\r joia especial e não quer errar na escolha? Fique tranquilo, vamos explicar tudo sobre as diferenças de todas as opções de ouro comercializado, vantagem e\r desvantagem de cada uma.

Primeiramente, Porque o Ouro é o metal mais utilizado para\r fabricação de joias?

Parece obvio que o motivo principal seria a bela aparência do\r metal, nisso não há como discordar, mas podemos aliar a isso a sua alta escassez, sim, ele é um metal raro! O que a torna ainda mais propício ser escolhido para aquela joia especial, para alguém especial ou para representar um momento especial.
 Mas, isso não seria o suficiente para sua alta comercialização se ele não fosse um metal “tenro”, isso é, um metal facilmente usinado, moldado, super versátil para fabricação de joias, ele também não passa pelo problema de oxidação.

 

O que significa o tão popular Ouro 18k ou 18 Quilates?


Não tem como falarmos de ouro sem citar o famoso “quilate” não é mesmo? Mas isso é muito mais simples do que parece, vamos desvendar:
Por convenção de uso (isto é, determinou-se que seria melhor assim) a unidade de medida do ouro foi dividida em 24, ou seja, o ouro 100% puro tem 24 quilates (24k).


Então a melhor escolha para minha joia especial seria compra-la em ouro 24k?

Não, o ouro puro, 24k, apesar de a maioria achar o contrário, ele é extremamente maleável (flexível, dobrável, elástico), e isso não é o ideal para sua joia! Imagine você utilizando sua aliança de ouro, e ao cumprimentar uma pessoa com um aperto de mão ter sua aliança amassada? É isso mesmo, uma aliança em ouro 24k poderia ser amassada com um simples aperto de mão, ou\r até mesmo em uma pequena queda. Por isso são raríssimas as joias comercializadas em ouro 24k.


E o famoso Ouro 18k?


Ah! esse podemos dizer ser o mais famoso, certo? Não é à toa, pois ele sim, é considerado o melhor teor de pureza para sua joia! Mas antes de falarmos disso, vamos desvendar o mistério do 18k. Na verdade, nem é tanto mistério assim, é mais simples do que imaginamos, o teor de pureza do ouro foi dividido por convenção em 24 partes conforme abordamos acima, correto? Então quando falamos que o teor de pureza é 18k, estamos dizendo que do total de 24, 18 é ouro! Mas... e as outras 6 “unidades”? São compostas por alguns outros metais como o Cobre, prata, paládio... a fim de deixar a composição toda com propriedade física ideal para fabricação da sua joia, deixando-a com rigidez suficiente para o uso no dia a dia, com o brilho ideal para manter-se aquela aparência belíssima do ouro, e claro, no ponto para que o usuário da joia não tenha problema com oxidação! Veja abaixo uma ilustração da composição de ouro, listamos os mais comercializados no Brasil:

 

Como escolher ouro? Qual a diferença entre eles?
Ouro 24k, toda sua composição\r composta por Ouro, 100% puro, muito maleável e não indicado para Joias. Ouro 18k, em sua composição 18/24 é ouro, 6/24 composto por demais metais, rígido, ideal para fabricação de joias.


Como escolher ouro? Qual a diferença entre eles?
Ouro 18k, em sua composição 18/24 é ouro, 6/24 composto por demais metais, rígido, ideal para fabricação de joias. 


Como escolher ouro? Qual a diferença entre eles?
Ouro 14k, em sua composição, 14/24 é ouro, 10/24 composto por demais metais, rígido, pode ser utilizado para fabricação de joias, porém tem qualidade inferior em relação ao 18k e preço mais em conta.


Como escolher ouro? Qual a diferença entre eles?
Ouro 10k, em sua composição, 10/24 é ouro, 14/24 composto por demais metais, rígido, pode ser utilizado para fabricação de joias, porem tem qualidade inferior ao ouro 14k e ao ouro 18k e é a opção mais econômica entre todas.


   



   Pode-se observar na ilustração acima que abaixo do ouro 18k temos outras duas variações com menos ouro na sua composição em relação ao Ouro 18k, são elas: ouro 14k e Ouro 10k. Essas duas opções são comercializadas com intuito de deixar a joia mais em conta, tendo a qualidade inferior aos produtos de Ouro 18k, porem com qualidade superior em comparação com outros metais, pois não deixa de ser ouro.


Caso você tenha alguma dúvida referente a sua escolha, fique a vontade para entrar em contato, será um enorme prazer tirar todas as dúvidas para facilitar nessa importante decisão.