A História das alianças


Anéis Sinete | Fonte: The Metropolitan Museum of Art.


Alianças esculpidas ou gravadas com as faces ou silhuetas dos casais romanos eram comuns e no período Bizantino quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Império, a figura pictórica de Jesus ou de um crucifixo passou a ser colocada entre o casal, representando uma benção aos noivos.




Diferentes estilos tornaram-se muito populares na Europa durante os anos 1100, e perduraram por séculos, dentre eles, os anéis entrelaçados, aonde mãos se “abraçam” ou seguram um coração ao centro e os posy rings, os chamados anéis poemas. Muito usados no século XV, os anéis poemas carregavam inscrições, versos ou poemas na parte externa destes intrincados anéis de compromisso.



Conforme o tempo foi passando os anéis posy foram se tornando mais simples com desenhos menos rebuscados e menos volumosos, os artesãos, em contrapartida, passaram a gravar essas mensagens na parte interna das alianças para mantê-las privativas ao casal. Esse período mostra também uma mudança de comportamento, aonde as alianças deixam de ser somente símbolo de arranjos ou acordos comerciais entre famílias e reinos da época e passam também a ser vistas como elo de amor e cumplicidade.



O Significado
O termo “aliança” tem raízes no Latim, na palavra alligare, e significa “ligar-se a”, fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança desta união. Devoção, comprometimento, fidelidade e respeito são alguns de seus significados. Para os casais, a aliança de casamento representa o início de uma jornada juntos, aonde o amor que nutrem um pelo outro é selado com um par de anéis.


O Simbolismo
A forma circular sem início e sem fim simboliza a união e amor eterno. Associadas ao sol e a lua, as alianças também representam a harmonia entre as energias masculina e feminina. Tradicionalmente as alianças são confeccionadas em metais preciosos, como a platina, o ouro, e a prata simbolizado o comprometimento e união eterna. Gravações com os nomes dos noivos e as datas do casamento são as mais tradicionais formas de registrar nas alianças o momento da união. Alguns noivos surpreendem sua cara-metade gravando frases, citações ou memórias do casal e as mantendo em segredo até a troca das alianças no dia do casamento.

No decorrer dos tempos ideias sobre o casamento sofreram várias mudanças, mas uma coisa não muda, dos mais tradicionais aos mais modernos, a escolha das alianças continua a ser um momento muito especial na vida dos casais.